Introdução ao Microsoft Expression Studio - Conhecendo as ferramentas

by Tiago13. June 2011 19:38

 




Microsoft Expression Studio


1.  O que é?

 

Microsoft Expression Studio 4 nada mais é do que uma suíte de aplicativos voltada para o desenvolvimento web,  juntamente com ferramentas da Microsoft, como Silverlight por exemplo. Com esta coleção de aplicativos é possível desenvolver sites dinâmicamente complexos e criando interfaces ricas, fazendo uso intensivo do Silverlight, incluindo vídeos e muito mais.

     

     

    2. Ferramentas

    A suíte do Expression Studio é composta por 4 ferramentas: Blend, utilizado para criar interfaces ricas(inclui também a criação de animações, o que lembra muito a ferramenta Adobe Flash) na produção de projetos XAML voltados a Silverlight e WPF (Windows Presentation Foundation); o Web (evolução do antigo FrontPage), para criação de sites; Design, para a criação de elementos voltados para a web e para interfaces de aplicativos; e o Encoder, para codificação e streaming de vídeo. Essa versão suporta Silverlight 4 e .NET 4. 

       

       

       

      2.1.  Blend

       

      O Expression Blend, Visual Studio, Silverlight e. NET fornecem o que há de melhor em design e fluxo de trabalho de   desenvolvimento no mercado hoje, desde um protótipo inicial até o projeto no seu estado final. A ferramenta possibilita a criação de programas que utilizem tecnologias como Silverlight, WPF, XAML, C# e VB, em paralelo com o Visual Studio, permitindo fornecer produtos estáveis, confiáveis, seguros, de ótimo desempenho e visualmente atraentes.

      O Expression Blend possui componentes muito interessantes, como o Visual State Manager (efeitos de transição), e SketchFlow (prototipagem de projetos WPF e Silverlight).

          


        2.2.  Web

         

        A ferramenta Expression possui uma grande quantidade de tecnologias: PHP, HTML, XHTML, XML,XSLT, CSS, JavaScript, ASP.NET e ASP.NET AJAX, Silverlight, Flash, arquivos do Photoshop, e video/áudio para webcasting. Além disso, o Web conta com recursos bem interessantes de se trabalhar, como o SuperPreview (permite o Debug das páginas em vários navegadores) - esta ferramenta suporta os browsers Internet Explorer, Firefox com um cliente local, e Macintosh Safari com um beta de serviço online - e o SEO tools (ferramentas de otimização para motores de busca) - o Expression Studio possui os  relatórios de SEO que fornecem informação necessária para a melhora da relevância de um site nos resultados de pesquisa com a recomendação de como fazer o conteúdo do site mais amigável nas ferramentas de busca.

           

           

          2.3.  Design


          O Microsoft Expression Design, de maneira simplificada, é uma ferramenta para criação de elementos voltados para a web e para interfaces de aplicativo.

          A ferramenta funciona dentro dos mesmos padrões de interface já estabelecidas por programas similares como o Adobe Ilustrator e o Corel Draw. O diferencial do Expression Design é o fato de ele ser voltado para o ambiente digital

           É interessante ressaltar que os projetos são salvos em uma extensão diferente, .design. Entretanto, possui opções para se exportar imagens nos formatos tradicionalmente conhecidos, como jpeg, gif, etc. Além de suportar arquivos do tipo .psd (arquivos do Photoshop). 

           O programa oferece uma quantidade superior a cinquenta efeitos para imagens e vetores, que podem ser combinados e alterados para melhorar o aspecto da imagem. Estes efeitos, também chamados de Live Effects, podem ser aplicados sem alteração nos pixels da imagem original, evitando perda na qualidade da imagem. E o mais interessante: é possível integrar o Expression Design com o Expression Blend, podendo assim exportar os projetos para o formato XAML, o que na prática facilita bastante a integração com o Expression Blend.

             

             

             

            2.4.  Encoder 

             

             

            Esta ferramenta possibilita a codificação de diversos formatos de arquivos de vídeo, fazer transmissões ao vivo com o uso de webcams e câmeras de vídeo ou fazer a captura da tela do seu PC. É possível também fazer edições simples em arquivos de vídeo e melhorar uma mídia com sobreposições e publicidade, adicionar cortes simples para qualquer clipe, títulos, publicidade pre-roll e  post-roll, legendas, metadados, etc.

            O Expression Encoder possui compatibilidade com diversos tipos de mídia: QuickTime, AVI, MPEG e outros formatos, com recentes melhorias de qualidade e velocidade para os codecs VC-1 e H.264.

            Alguns recursos do Expression Encoder 4:

            H.264: Codificar o conteúdo para o formato H.264 padrão da indústria usando uma variedade de perfis, Baseline, Main, e High, para visualização em diversos dispositivos, incluindo o Microsoft Zune e iPod, da Apple.

            Multi-channel Audio: Importar mídia com áudio multicanal Dolby Digital e codificar para multicanal WMA Pro, ou a mistura de trilhas estéreo.

            Rich Metadata support: Adicionar uma grande variedade de metadados padrão e meta tags personalizáveis, incluindo os padrões da indústria, tais como ISAN para a pesquisa e gestão.





            Esta foi uma pequena introdução ao conjunto de ferramentas do Microsoft Expression. Nos próximos posts, veremos mais detalhadamente cada aplicativo.

            Espero que tenham gostado. Abraço.

               

               

              Tags: , , , , ,

              Desenvolvimento | Design

              Add comment

                Country flag

              biuquote
              • Comment
              • Preview
              Loading